Freguesia de Alvorninha
Alvorninha não tem certidão de idade, sabendo-se que nasceu há muito, que nasceu pequena, pouco cresceu, cedo envelheceu e a tão velha chegou que vem de muito longe a sua história.
É de admitir que os árabes se tivessem aqui fixado, a julgar pelos nomes de alguns lugares da Freguesia iniciados por AL.
D. Afonso Henriques, terá por aqui passado com as suas tropas em 12 de Março de 1143. Alvorninha, que era do termo de Óbidos, foi dele desligado para se incluir nos coutos de Alcobaça, donde foi concelho, tendo-lhe sido passado foral em 1210 por D. Sancho I.
A reforma manuelina dos forais abrangeu também Alvorninha a 1 de Outubro de 1527. Foi Vila com 2 juizes, teve Companhia de Ordenanças e em 1605 teve Misericórdia com secção hospitalar para cura dos leprosos, sinal de uma razoável concentração populacional para a época. O Mapa de Portugal Antigo e Moderno publicado em 1745 pelo Padre Baptista de Castro atribui-lhe 500 fogos(cerca de 2.000 habitantes), enquanto assinala para as Caldas 300 fogos( cerca de 900 habitantes).
Alvorninha não escapou à reorganização administrativa do século XIX, e em 1836 é integrada como freguesia no concelho das Caldas da Rainha, e consuma-se a partir de então a inversão de posições, no plano da evolução demográfica, sendo a situação actual (censos de 1991) a seguinte: Alvorninha possui 3.100 eleitores contra 21.100 em Caldas da Rainha.
Situação Geográfica
Alvorninha situa-se a 11 Kms de Caldas da Rainha, a Sudoeste da sede do concelho e limitada a Este pelos concelhos de Alcobaça e Rio Maior; a Norte pelas Freguesias de Carvalhal Benfeito e Santa Catarina; a Oeste a de Salir de Matos e a Sul a de Vidais.